Principais diferenças entre Lag e Delay na Internet

Em jogos online é muito comum falhas apresentadas como travadas ou uma pequena demora de resposta do host com o cliente.

Foto de uma central de rede empresarial.
Lag: pode ser causado por vários fatores, o principal é a baixa largura de banda que conecta as máquinas a um servidor, é o caso mais comum para quem joga em uma rede aberta, pois grande parte das cidades do interior do Brasil não comportam uma internet estável devido a baixa qualidade do cabeamento utilizado.
Resumindo; se você não tem uma conexão no minimo razoável com a internet, é normal que tenha problemas como travadas em jogos online, ou aplicações através da web em tempo real.

Nota: Lag são travadas constantes na execução de comandos.


Delay: é a latência de resposta do computador com a internet, sua forma de medição é em milissegundos (ms). O delay é causado por um único fator, esse fator é as barreiras que a máquina deve ultrapassar até chegar ao ponto de acesso com a Internet, no caso de Usuários ADSL, seria todo o percurso que liga o computador ao modem.

Exemplo 1: Vamos supor que você seja um Usuário ADSL e possui um modem ligado diretamente ao computador, se o cabeamento for bom, certamente não haverá delay, pois a ligação direta ao modem torna a conexão muito ágil.

Exemplo 2: Vamos fazer uma comparação muito comum nos dias de hoje, meu vizinho mora a 90 metros da minha casa e divide sua conexão comigo, somando todas as curvas que o cabo de rede faz para chegar até a minha casa, são 112 metros. Na casa dele tem um modem ligado a linha telefônica, e um hub ligado no modem compartilhando a conexão comigo e outros vizinhos, saindo do hub e chegando aqui em casa, o cabo está plugado em um roteador wireless, mandando sinal wireless para o notebook, resumindo, ao pingar minha conexão com o site do Google, que tem uma grande velocidade de resposta a latência geralmente fica acima de 100ms. Em um jogo online, onde possui 1 usuário hostiando, e outros 10 rodando o cliente, supondo que o computador host dê em média de 100ms, eu terei em média de 200ms de delay para jogar, isso já se torna um tanto chato, pois meu jogo atrasaria em 0,2 segundos, passando disso, já começa a se tornar impossível de jogar.

Nota: Delay é o atraso na execução de comandos.

Um comentário: